Make your own free website on Tripod.com
São Miguel - Lagoa do Fogo
São Miguel: a maior ilha do arquipélago dos Açores, tem uma superfície de 759,41 Km2, com 65 Km de comprimento e 16 Km de largura máxima. A ilha é composta por dois maciços vulcânicos separados por uma cordilheira central de baixa altitude. O ponto mais alto, Pico da Vara, com 1080m, situa-se no maciço oriental. As grandes crateras das Sete Cidades, Fogo e Furnas apresentam maravilhosas lagoas de águas cristalinas.
Está situada a 25º 30’ de longitude oeste e 37º 50’ latitude norte.

Começou a ser colonizada alguns anos depois de o ser Santa Maria, por 1444 a 1445 ( in Arquivo dos Açores, Vol. 12, página 81), por mandado do Infante D. Pedro, Duque de Coimbra. Encarregou então aquele infante desta nova empresa Gonçalo Vaz Botelho, filho de Pedro Botelho, Comendador-mór de Cristo, fidalgo da Casa de D. Henrique que com sua mulher e filhos, e algumas famílias algarvias (in Livro Quarto, Saudades da Terra, Cap. VI de Gaspar Frutuoso), francesas (in Livro IV, Saudades da Terra, Cap. VII, IX de Gaspar Frutuoso) e outras naturais de África, formou a primeira colónia.

Desembarcaram no porto da actual Vila da Povoação e dali partiram em suas explorações por toda a ilha, estabelecendo-se tempos depois em Vila Franca do Campo que fizeram capital da ilha, estendendo-se os colonos por seus arredores até Ponta Garça.

De acordo com a lei da Sesmaria, segundo a qual quem não trabalhar as terras, estas são-lhe retiradas, tomaram muitos dos terrenos que dividiram entre si, cultivando-os e exportando muitos produtos, que eram isentos de dizima por Carta de El-Rei de 20 de Abril de 1447, por graça e mercê alcançada pelo infante D. Pedro. (in Saudades da Terra, Livro 3º, página 9 de Gaspar Frutuoso) A particular devoção que tinha este infante ao Arcanjo S. Miguel, levou-o a dedicar-lhe esta sua ilha, passando a Ilha Caprari (ilha das Cabras), por que então era conhecida, a denominar-se ilha de S. Miguel.

Características geográficas:

É a maior ilha do arquipélago. A ilha Verde está compreendida entre os paralelos 37º 42’ N e 37º 35’ N, e os meridianos 25º 08’ W e 25º 52’ W. Tem um aárea aproximada de 747 Km2, com um formato sensivelmente parabólico mas com concavidade pronunciada para Norte. O eixo principal desta parábola encontra-se orientado sensivelmente no sentido Este-Oeste, entre a ponta da Marquesa a Este e a ponta da Ferraria a Oeste, tendo um comprimento de cerca de 62 Km.

A maior largura da ilha encontra-se entre a ponta do Cintrão a Norte e a ponta da Galera a Sul, e é de cerca de 15 Km. A menor largura da ilha é de 8 Km, entre as enseadas de Rabo de Peixe a Norte e a Lagoa a Sul. O comprimento total da linha de costa é de cerca de 155 Km.

Principais Lagoas:
Lagoa das Sete Cidades;
Lagoa das Furnas;
Lagoa do Fogo;
Lagoa do Congro;
Lagoa dos Nenúfares;

Principais altitudes:

Pico da Vara: 1 103 metros;
Serra da Água de Pau (Pico da Barrosa): 947 metros;
Pico da Cruz: 845 metros.

Principais Zonas Balneares:
Ponta Delgada: Milícias; Mosteiros; Pópulo; Ponta Delgada.
Lagoa: Lagoa.
Vila Franca do Campo: Água d’ Alto; Ilhéu; Vinha da Areia; Corpo Santo.
Ribeira Grande: Porto Formoso; Ribeira Grande.
Povoação: Ribeira Quente.
Nordeste: Lombo Gordo.

Termas:

Situam-se nas Furnas, a cerca de 45 Km da cidade de Ponta Delgada. As propriedades das suas águas destinam-se, essencialmente, a problemas do sistema respiratório, problemas de pele e reumatismo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

São Miguel | Santa Maria

® Rui Borras || Nuno Sota || Açores 2005
Home
Grupo Ocidental || Grupo Central || Grupo Oriental || Contacto